quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O que é Psico-aloeterapia?


Na atualidade, temos cada vez mais pessoas sofrendo de males do corpo e da alma. Acho que devido à necessidade de buscar bens duráveis, buscar segurança no trabalho e bem estar para si mesmo e para a família. O mundo vai mudando e a concorrência fica maior e mais acirada. Já foi provado por vários movimentos filosóficos religiosos, que a mente comanda o corpo e assim vai criando males físicos para justificar as decepções da vida.
As correntes filosóficas orientais visam sempre uma mudança do padrão de pensamento para mudar a condição física, por isto procuram sempre tratar a mente antes do corpo (matéria).
Também o cristianismo prega o arrependimento dos pecados para que assim possa receber a cura física de suas agruras. Podemos ver que uma pessoa que estar passando por uma doença como o câncer, muitas vezes teve uma vida com muitos rancores, brigas conjugais, medos, etc. se mudarem a atitude mental desta pessoa para uma vida de amor, amizade, caridade, com certeza será curado ou pelo menos ter uma sobrevida melhor.
Já vimos vários casos de cura de doenças físicas com apenas uma mudança radical de atitude mental.
A palavra PSICO, vem do grego psykhê e significa “alma, logos” e a palavra terapia que também vem do grego therapeía e significa “método de tratar doenças e distúrbios da saúde, tratamento de saúde”. Temos então a palavra aloé que é parte do nome cientifico da “Babosa”, planta de origem africana que apesar de parecer com o cacto, mas pertence à família das liliáceas, e é um legume, tal como o alho ou a cebola.
Então grosso modo o significado da palavra Psico-aloeterapia seria curar os males físico utilizando produtos à base da babosa (Aloé Vera).
O Aloé Vera tem uma parecença extraordinária com os cactos, mas, no entanto, pertence à família das liliáceas, e é um legume, tal como o alho ou a cebola. É oriunda do deserto do Norte de África, crescendo, porém atualmente em países cálidos e secos do mundo inteiro. Em todos os lugares onde predomine um clima subtropical ou semi-árido. Para sobreviver nesse meio, à natureza concedeu à planta de Aloé Vera uma série de notáveis capacidades. Meses a fio sem chuva, um calor tórrido permanente. Estas são condições de vida que nenhum ser vivo suporta durante muito tempo. Em contrapartida, o Aloé Vera sente-se nesse tipo de clima, como peixe na água. A sua grossa casca verde protege o reservatório de água e nutrientes no interior da planta, a chamada polpa ou gel, tal como uma mãe protege o seu recém-nascido. Este gel tem várias funções. Serve, por um lado, de reservatório de nutrientes para longos períodos de seca e, ao mesmo tempo, ajuda o Aloé Vera no caso de feridas. Por exemplo, se lhe for arrancada ou mutilada uma folha, a planta «cura-se» a si própria. Para isso, o Aloé seleciona um pouco de gel, que coloca em cima da ferida, como se de um penso impermeável ao ar se tratasse, fechando-a assim cuidadosamente. Nutritivo e umectante. Estas são duas propriedades do Aloé Vera, que alargam o seu uso em seres humanos. A polpa ou gel das suas folhas é extremamente hidratante para a pele e permite que as feridas sarem rapidamente e sem complicações. Este é também o motivo pelo qual o
Aloé Vera é considerado por muitas pessoas a «Planta dos Primeiros Socorros».
(Aloe Vera - Curar, Cuidar, Antienvelhecimento – Pg.04 - Prof. Dr. Joachim Lindena, Christiane Neuendorff)

A Aloé Vera é rica em nutrientes, são 200 nutrientes que contribuem para uma vida saudável das pessoas e animais. Tem treze vitaminas inclusive à vitamina “B12” e Beta-caroteno a chamada pré-vitamina, contêm todos os aminoácidos necessários, incluindo os chamados essenciais, alem de todos os sais minerais. Falaremos detalhadamente sobre cada um nutriente nos próximos artigos.
A Psico-aloterapia tem o objetivo de propiciar a todas as pessoas mais qualidade de vida, estudar métodos de bem estar e divulgar a chamada “Doutor Aloé”, como era conhecida por Alexandre o Grande, ou “Planta da Imortalidade” como era chamada pela Rainha Cleópatra. Nos a conhecemos como babosa. Nossos antepassados utilizavam muito para tratamento do cabelo ou para curar queimaduras ou pequenas feridas. Conta-se que Alexandre o Grande levava sempre enormes carregamentos da Babosa em suas viagens de conquista para curar os soldados, e também os índios americanos a utilizavam para curar queimaduras.
Na psico-aloeterapia, utilizamos métodos da psicanálise para investigar a causa da doença física. Quantas vezes atendemos clientes que nos chegam reclamando de, por exemplo, de dor no estomago. Investigando profundamente sua mente descobrimos que ele tem desarmonia com os pais ou superiores no trabalho, como o estomago simboliza o centro, geralmente pessoas com problemas com o pai tem problemas estomacais. Cada pessoa é um ser individual e cada caso é um caso, e deve ser tratado individualmente.
O termo aloterapia foi utilizando primeiro pelo distribuidor da empresa americana Forever Living Products, Luiz Fernando Theodoro de Jesus, em seus artigos do site somostodosum.ig.com.br.
Para praticar a psico-aloeterapia, não tem que ser necessariamente distribuidor de produtos de uma empresa que há trinta anos planta, beneficia e distribui produtos à base de Aloé Vera, mas tem que ter alto conhecimento de Aloé Vera e seus benefícios para saúde, beleza e nutrição celular. Alem disto tem que ter conhecimento sobre os métodos da psicanálise e ser um bom pesquisador. Nem todos os distribuidores de Aloé Vera pode ser psico-aloeterapeuta como nem todo psicólogo pode ser psicanalista, às vezes é mais fácil alguém formado em direito ou pedagogia ser um bom psicanalista do que um psicólogo ou psiquiatra. É necessário tem paciência para escutar as queixas do cliente e paciência para estudar e pesquisar sempre.
Bem, brevemente continuaremos nosso estudo sobre este tema, vamos nos próximos artigos detalhar cada nutriente do Aloé Vera e também da psico-aloeterapia.
Muito Obrigado,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas